Contag entrega pauta do Grito da Terra Brasil para presidente da Câmara

03/05/2011 - 14h51

Da Agência Brasil

Brasília - A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) entregou hoje (3) ao presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, a pauta do 17º Grito da Terra Brasil, composto por dezenas de propostas em tramitação no Congresso Nacional e consideradas importantes para os trabalhadores rurais. A aprovação do Código Florestal e o conceito de agricultura familiar são os destaques do documento. A mobilização ocorrerá entre os dias 16 e 20 de maio.

“A Contag mantém a posição de trabalhar com equilíbrio entre a produtividade e o meio ambiente. Vamos aproveitar o momento para reafirmar a nossa principal bandeira de reivindicação nesse processo, que é a aprovação da Lei 11.326/06, que conceitua a agricultura familiar”, garante o presidente da Contag, Alberto Broch.

Durante o evento na sede da Contag, o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, disse que fará de tudo para que os agricultores familiares sejam tratados de forma diferenciada, e que não haja retrocesso.

Presente ao encontro, o deputado Assis do Couto (PT-PR), coordenador da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar no Congresso Nacional, disse que a preocupação, no momento, é em relação ao Código Florestal. “O retrocesso dessa norma pode ter implicações muito grandes nessa história de conquistas da agricultura familiar. Esta será uma semana de muita tensão, visto que o tema está em evidência no Congresso”, disse o parlamentar, lembrando que a votação do relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB- SP) sobre o Código Florestal está marcado para amanhã (4).

 

Edição: Lílian Beraldo