Morte de Bin Laden gera manifestações em várias cidades dos Estados Unidos

02/05/2011 - 7h33

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O anúncio da morte do fundador e líder da rede Al Qaeda, Osama Bin Laden, quase dez anos depois dos atentados de 11 de setembro, levou milhares de pessoas às ruas das principais cidades dos Estados Unidos. Uma das maiores comemorarações populares ocorreu em Washington, nas áreas próximas à Casa Branca. As informações são da agência oficial de notícias de Portugal - Lusa - e da  BBC Brasil.

Pessoas de todas as idades se aglomeraram em volta da sede do governo norte-americano, logo depois de o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou a morte de Bin Laden. A morte do líder da Al Qaeda ocorre no momento que Obama intensifica sua campanha para um segundo mandato – cujas eleições ocorrem em 2012.

Ontem (1º), em pronunciamento ao vivo pela televisão, às 23h35 (0h35 de segunda-feira no Brasil), Obama afirmou que Bin Laden foi morto em uma operação em Islamabad, no interior do Paquistão. Na operação também foi morto um dos filhos de Bin Laden. Há informações que três homens e duas mulheres foram capturados na casa onde todos estavam.

"Nesta noite, posso relatar ao povo americano e ao mundo que os Estados Unidos conduziram uma operação que matou Osama Bin Laden, o líder da Al Qaeda, um terrorista que é responsável pelo assassinato de milhares de homens, mulheres e crianças inocentes", disse Obama.  "Justiça foi feita", acrescentou.

O líder da Al Qaeda era acusado de comandar dezenas de atentados, incluindo as explosões em duas embaixadas americanas no Leste da África em 1998 e os ataques de 11 de setembro de 2001, que mataram cerca de 3 mil pessoas no World Trade Center, em Nova York, e no Pentágono, em Washington.

Edição: Graça Adjuto