Ex-presidentes dos EUA comemoram morte de Bin Laden

02/05/2011 - 7h42

Da Agência Lusa

Brasília – Em curta nota oficial, o ex-presidente norte-americano George W. Bush afirmou hoje (2) que a morte do líder e fundador da Al Qaeda, Osama Bin Laden, é uma vitória, mas lembrou que a luta contra o terrorismo não deve acabar. Os atentados de 11 de setembro de 2001 ocorreram durante o governo Bush, que iniciou um combate internacional contra o terrorismo.

“É uma vitória para os Estados Unidos”, afirmou Bush. “Esta noite, o presidente Obama me chamou para me informar que as forças americanas mataram Osama Bin Laden”, disse ele.“[Quero agradecer aos] homens e mulheres das forças militares e das agências de informações que dedicaram suas vidas a esta missão. “Eles merecem a nossa gratidão eterna.”

Bush acrescentou que “este objetivo marca uma vitória dos Estados Unidos para as pessoas que pretendem a paz no mundo e para todos aqueles que perderam familiares e amigos nos ataques de 2001”.

Antecessor de Bush na Presidência dos Estados Unidos, o ex-presidente Bill Clinton destacou que a morte de Bin Laden representa para o mundo um futuro comum de paz e de liberdade. “Este é um momento profundamente importante não só para as famílias que perderam as suas vidas no 11 de setembro e em outros ataques da Al Qaeda, mas para todos no mundo que querem construir um futuro comum de paz, liberdade e cooperação para os nossos filhos”, afirmou Clinton.

Clinton divulgou comunicado parabenizando Obama e sua equipe de governo.