Idosos e crianças chegam cedo aos postos de saúde para receber vacina contra a gripe

30/04/2011 - 11h54

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O dia hoje (30) começou cedo para idosos com mais de 60 anos, indígenas, grávidas, crianças de seis meses a dois anos, além de profissionais de saúde. Os postos de saúde estarão abertos até as 17h para a vacinação contra gripe. A vacinação contra a gripe é feita em uma única dose para todos os grupos, com exceção das crianças – os menores de dois anos vão receber duas doses, aplicadas em um intervalo de 30 dias.

O militar da reserva Elesbão Ribeiro Soares, de 63 anos, foi um dos primeiros a chegar para a imunização, em um posto da Asa Sul de Brasília. “Tenho tomado todos os anos a vacina. Sou asmático e a vacina acaba ajudando até nisso. Apoio a campanha e sempre sugiro às pessoas que se vacinem”, disse ele.

De forma semelhante pensa a aposentada Maria Dalva dos Santos, que também chegou cedo para ser vacinada. “Tenho percebido que depois da vacina não fico mais gripada e não tive efeito colateral algum.”

Ana Clara Mouta, de dois anos, reclamou da agulha da vacina. Chorosa, a criança se queixou de dor. Porém, os pais Adiel e Taira Mouta Mendes disseram que não abrem mão de vacinar a filha. “Sempre trazemos a Ana Clara para todas as vacinas. Não falhamos em vacina alguma”, disse o pai.

O fisioterapeuta Igor Ribeiro Soares também acordou mais cedo neste sábado para ser vacinado. “Eu acredito que todos os profissionais de saúde têm se imunizar. Eu atendo cerca de 80 pacientes por dia. Não tenho dúvida que a vacina faz efeito”, afirmou.

Os irmãos aposentados Donativo, de 75 anos, e Joana Macedo Soares, de 73, disseram fazer questão de se vacinar. “Vacino sempre porque quero evitar qualquer problema de saúde e tem dado certo”, disse Donativo. “É muito difícil eu me vacinar, tenho certeza que a vacina ajuda bastante”, afirmou Joana.

A meta do Ministério da Saúde é imunizar pelo menos 23,8 milhões de pessoas até 13 de maio - quando acaba a campanha. Em todo o país, 65 mil postos de saúde participam do Dia de Mobilização Nacional de Vacinação contra a Gripe.

Edição: Graça Adjuto