Síria se prepara para enfrentar mais um dia de protestos

29/04/2011 - 8h40

Agência Lusa

Brasília - A Síria deve enfrentar hoje (29) mais um dia de manifestações nas ruas das principais cidades. O principal foco dos protestos será em Deraa, no Sul. Os protestos foram convocados pelos chamados jovens da revolução síria. Os manifestantes usaram as redes sociais e a internet para convocar os que querem protestar contra o governo do presidente sírio, Bashar Al Assad – que sofre pressão para abrir mão do cargo desde o mês passado.

“Sexta-Feira da Cólera, 29 de abril, em solidariedade com Deraa. Aos jovens da revolução, amanhã [hoje] estaremos em todos os lugares, em todas as ruas e o nosso compromisso é com todas as cidades cercadas, incluindo os nossos irmãos em Deraa, que estaremos presentes”, anunciaram os manifestantes, que, em seguida, assinaram A Revolução Síria 2011.

Na última segunda-feira (25), o Exército sírio, usando carros blindados, reprimiu os protestos em Deraa. Os embates entre manifestantes e forças policiais causaram 30 mortes. A pressão internacional aumenta sobre Assad.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas analisa a possibilidade de aprovar uma declaração de condenação às repressões na Síria. Organizações não governamentais informaram que pelo menos 450 pessoas foram mortas nos protestos que ocorrem na Síria, desde meados de março.