Mesmo depois de atentado no Marrocos, comunidade brasileira não pede ajuda à embaixada

29/04/2011 - 12h28

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A pequena comunidade brasileira que vive no Marrocos ainda não buscou qualquer ajuda da Embaixada do Brasil em Rabat, nem mesmo para deixar o país, segundo o Ministério das Relações Exteriores. Pelos dados do Itamaraty, há apenas 110 brasileiros registrados no país marroquino. Porém, o ministério está em alerta depois do atentado de ontem (28) em uma praça pública em Marraquexe.

O atentado causou 16 mortes e deixou 23 feridos, dos quais 18 são estrangeiros, a maioria europeus. As vítimas foram internadas no Hospital Ibn Tofail de Marraquexe. Na tarde de ontem, uma bomba explodiu em um café na Praça de Jamâa El Fna.

Ontem à noite, o Itamaraty divulgou nota oficial repudiando o atentado e apoiando as famílias das vítimas. “O governo brasileiro expressa solidariedade ao governo do Reino do Marrocos e às famílias das vítimas do atentado terrorista”, diz a nota. “O governo brasileiro reitera seu repúdio a todas as formas de terrorismo praticados sob qualquer pretexto.”

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, condenaram a violência no Marrocos. Segundo Ki-moon, o episódio deve ser classificado como "odioso".

Edição: Talita Cavalcante