Vale terá participação na Usina de Belo Monte

28/04/2011 - 20h38

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Vale divulgou nota agora à noite em que informou que o Conselho de Administração da empresa aprovou a participação da mineradora na Usina de Belo Monte.

Segundo a nota, a decisão envolve a aquisição de até 9% do capital da Norte Energia S.A. (Nesa) - sociedade que tem como objetivo exclusivo a implantação, operação e exploração da hidrelétrica.

A parcela diz respeito à participação da Gaia Energia e Participações no empreendimento. A Vale esclarece que a Gaia será reembolsada pelos aportes de capital na Nesa e assumirá os compromissos de aportes futuros de capital decorrentes da participação acionária adquirida - estimado em R$ 2,3 bilhões.

Ao justificar a decisão, a Vale ressaltou o fato de ser uma grande consumidora de energia elétrica e investe em ativos de geração “de acordo com suas necessidades de consumo, buscando reduzir custos operacionais de forma permanente e minimizar riscos de preços e disponibilidade de oferta”.

A nota lembra, ainda, que a mineradora vem investindo nos últimos onze anos em geração de energia no Brasil e outros países e que já tem participações em nove usinas hidrelétricas no Brasil.

 

 

Edição: Rivadavia Severo