Patriota confirma interesse em criar Área de Livre Comércio entre Mercosul e União Europeia no ano que vem

28/04/2011 - 17h42

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, confirmou hoje (28) a intenção de se criar uma Área de Livre Comércio entre o Mercosul e a União Europeia já em 2012. A possibilidade foi divulgada ontem (27), à Agência Brasil, pelo presidente da delegação do Parlamento Europeu para as Relações com os Países do Mercosul, deputado espanhol Luiz Yañez, em visita ao país.

“O prazo é razoável, 2012, para se imaginar como horizonte, até porque muito trabalho já foi feito. Nós estamos agora em uma fase de examinar ofertas melhoradas, dentro de um cronograma acelerado, e eu fico muito satisfeito de ver que os parlamentares europeus estão apoiando a iniciativa. Agora, a negociação é com o Executivo europeu. Então, aí é que temos de ver se chegamos aos entendimentos satisfatórios. Mas eu vejo como algo que é realizável, sim”, afirmou Patriota.

O ministro participou da abertura do Fórum Econômico Mundial da América Latina, que prossegue até amanhã (29), quando é aguardada a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff.

Entre as razões para manter o otimismo em uma Área de Livre Comércio com a Europa até o próximo ano, Patriota citou o momento econômico positivo vivido pelos países da América Latina.

“É um momento muito positivo para a economia do Mercosul, que cresceu a taxas de 8% em 2010, e representamos hoje em dia um mercado e um parceiro muito atraente. A União Europeia enfrenta dificuldades, mas com países que continuam com a economia robusta, como a Alemanha. De modos que continuaremos fazendo esforço para chegar, no mais breve prazo, a um entendimento”.
 

 

Edição: Rivadavia Severo