Secretaria Municipal de Educação lança cartilha contra as drogas

27/04/2011 - 15h30

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro –  A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro lançou hoje (27) uma cartilha com o objetivo de promover a cultura de prevenção às drogas entre os jovens. A iniciativa, fruto de uma parceria com as secretarias de Saúde e Assistência Social, é destinada a alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos das escolas da prefeitura.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Cláudia Costin, a campanha de prevenção quer chegar aos adolescentes e fazer com que eles discutam a cartilha tanto em sala de aula com os professores quanto em casa com os pais.

“A cartilha dá informações e ao mesmo tempo trabalha a questão emocional dos jovens que, muitas vezes, buscam na droga um complemento para sua baixa auto-estima e sua insegurança. Então [é preciso] trabalhar a questão de como um jovem pode ser autônomo, se sentir bem e não precisar de qualquer recurso como drogas”, disse Cláudia.

A secretária ressaltou também que a cartilha será trabalhada nas instituições de ensino por meio de encontros com os coordenadores pedagógicos que orientarão os professores a respeito da melhor maneira de utilizá-la. “O trabalho será feito ao longo do ano. Todas as escolas vão trabalhar em sala de aula, em diferentes matérias. É um tema transversal”, complementou.

Ao todo, serão distribuídos aproximadamente 300 mil exemplares nas 478 unidades escolares que têm turmas de 6º ao 9º ano. As cartilhas já estão nas dez coordenadorias regionais de educação da cidade e até o início da semana que vem devem chegar às escolas.

 

Edição: Lílian Beraldo