Mantega espera que EUA anunciem fim de política de expansão monetária

27/04/2011 - 13h10

Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, espera que o Federal Reserve (Fed), o Banco Central dos Estados Unidos, não anuncie hoje (27) a continuidade da política de expansão monetária adotada para combater a crise, com juros próximos a zero e recompra de títulos.

Ele [o presidente do Fed, Ben Bernanke] deverá falar sobre quantitative easing [política de expansão monetária] e se a política de expansão monetária deve continuar ou não. Eu espero que não, que ele não faça o quantitative easing nº 3”, disse Mantega.

Segundo o ministro, se o Estados Unidos interromperem a política de expansão monetária, o fluxo excessivo de dólares para economias emergentes, como a do Brasil, deverá ser reduzido, diminuindo a pressão sobre as moedas locais. “Temos a perspectiva de diminuir todo esse fluxo de recursos monetários que atrapalha vários países, inclusive causa inflação [pelo excesso de crédito] aqui no Brasil e em outros países emergentes.”

O ministro não quis comentar a queda do dólar na abertura dos negócios hoje cedo no Brasil. Para ele, é preciso ouvir primeiro o que o presidente do Fed tem a dizer. “Vamos esperar a fala dele para depois comentar”, afirmou.

Esta será a primeira vez em quase 100 anos que uma autoridade do Fed dá entrevista após uma reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto do Banco Central dos Estados Unidos.

Edição: Juliana Andrade