Sistema de controle aéreo está preparado para receber a Copa, garante representante do Decea

26/04/2011 - 17h18

Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - O chefe de operações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), Luiz Cláudio Ribeiro da Silva, disse hoje (26) que o serviço de controle de voo do Brasil é um dos mais modernos do mundo e capaz de atender a demanda atual e de absorver o fluxo de aeronaves previstos para a Copa do Mundo, em 2014 e para os Jogos Olímpicos em 2016.

“O controle do espaço aéreo está pronto para atender a demanda do país, nossos equipamentos e profissionais não ficam a dever a nenhum país do mundo”. Silva defendeu, no entanto, a necessidade de melhorar a infraestrutura porque, às vezes, a falta de espaço físico na pista para receber aeronaves ou mesmo problemas meteorológicos obriga os controladores a criar alternativas, como o desvio para outros terminais ou a suspensão das decolagens e ainda a redução do tempo de voo.

Segundo Silva, hoje o sistema atua com cerca de 3 mil controladores de voo, número que, até 2014, deve crescer para 3,5 mil. Ele enfatizou que, nos últimos anos, com orçamento em torno de R$ 1 bilhão, o Decea tem investido na capacitação de seus funcionários e em avanços tecnológicos para atender ao crescimento do movimento aéreo.

O superintendente regional da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Willer Furtado, informou que os investimentos de melhoria nos aeroportos de São Paulo estão seguindo o cronograma previsto.

As informações foram prestadas logo após a solenidade de abertura da 1ª Feira de Infraestrutura Aeroportuária da América Latina, a Airport Infra Expo 2011, que prosseguirá até o próximo dia 28, no Complexo do Aeroporto de Congonhas. Participam representantes de cerca de 100 empresas de 15 países.

 

Edição: Rivadavia Severo