Confrontos prosseguem na Líbia, apesar do anúncio de trégua

24/04/2011 - 14h31

Da Agência Lusa

Brasília - Combates entre rebeldes e forças leais ao presidente líbio Muammar Kadafi recomeçaram hoje (24) em Misrata, apesar do anúncio da suspensão das operações para permitir que os chefes tribais negociem uma solução pacífica.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Líbia, Khaled Kaim, assegurou no sábado (23) que as forças governamentais suspenderam as operações em Misrata, 200 quilômetros (km) a leste da capital Trípoli, transformada em palco de guerrilha urbana, com confrontos entre rebeldes e tropas do regime.

Essa suspensão tinha como objetivo permitir aos líderes tribais encontrarem uma solução pacífica, explicou Khaled Kaim, garantindo que estes estão "determinados a resolver o problema no prazo de 48 horas".

No entanto, as agências internacionais dão conta que, nas primeiras horas de domingo, a cidade foi varrida por rajadas de foguetes e que são constantes os disparos de armas automáticas. Um combatente rebelde confirmou à agência de notícias France Press a existência de confrontos, adiantando que, por vezes, "se batem contra homens de uniforme do exército e outras vezes contra civis".

Sábado foi o dia mais mortal desde o início dos combates, em meados de fevereiro, tendo causado pelo menos 28 mortos e uma centena de feridos dos dois lados do conflito.