Feriado deve começar com chuva em boa parte do país

20/04/2011 - 15h40

Da Agência Brasil

Brasília – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que o feriado da Semana Santa deve começar com chuva em quase todas as regiões do país, com exceção do Centro-Oeste, que tem previsão de céu claro e ar seco. Por causa do calor, em algumas áreas há possibilidade de ocorrência de pancadas de chuva no fim da tarde. Não deve chover no Distrito Federal e em Goiás, que enfrentarão dias de baixa umidade relativa do ar durante a tarde e temperaturas amenas à noite.

Amanhã, o sol deve aparecer entre muitas nuvens e há previsão de chuvas isoladas a qualquer hora do dia em São Paulo e Minas Gerais. No Espírito Santo e no Rio de Janeiro, o feriado deve começar com sol forte e calor. O tempo deve seguir firme até o Domingo de Páscoa. A temperatura deve chegar aos 36 graus Celsius (ºC). À noite, clima ameno e termômetros na casa dos 10ºC nas cidades serranas.

No Sul, a previsão do tempo não é animadora para quem pretende aproveitar o feriado para passear ou ir à praia. A previsão é de céu nublado com possibilidade de pancadas de chuva forte no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Os gaúchos devem ter atenção especial, pois há risco de temporais acompanhados de rajadas de vento e trovoadas. No domingo, o avanço de uma frente fria deixa o tempo ainda mais instável em Santa Catarina e no Paraná, com chuva desde cedo na maioria das áreas. A temperatura, à noite, deve cair para perto dos 10ºC nas áreas de serra e planalto.

No Nordeste, entre quinta-feira e o Domingo de Páscoa, as pancadas de chuva serão frequentes no litoral. Apesar do sol, o vento úmido que sopra do mar favorece a formação de muitas nuvens.

Edição: Vinicius Doria