Pela primeira vez, Fidel Castro não participa de celebrações em Cuba

18/04/2011 - 8h16

Da Agência Lusa

Brasília – O ex-presidente de Cuba Fidel Castro, de 84 anos, lamentou ontem (17)  não ter acompanhado pessoalmente, pela primeira vez nos últimos anos, o “impressionante” desfile militar pela comemoração do 50º aniversário da tentativa norte-americana de invadir a Praia de Girón, na Baía dos Porcos. Fidel ocupou o comando do governo até 2008, quando anunciou a renúncia por motivos de saúde. Ele ficou no poder por 32 anos.

“Poderia estar na Praça [da Revolução] talvez uma hora, debaixo do sol e calor reinante, mas não três horas”, disse Fidel. “Acreditem que senti dor quando vi que alguns de vocês me procuravam na tribuna. Pensava que todos compreenderiam que já não posso fazer o que tantas vezes fiz.” Os comentários estão na coluna “Reflexões de Fidel Castro”. De acordo com a imprensa cubana, Fidel assistiu ao desfile militar pela televisão. “Desfrutei  muito a narração pormenorizada, a música, gestos, os rostos, a inteligência, o desfile de tropas e a combatividade do povo”.

Fidel também esteve ausente da sessão inaugural do 6º Congresso do Partido Comunista de Cuba (PCC), do qual ele é o primeiro secretário desde a sua fundação, em 1965. Nessa sessão, o atual presidente cubano, Raúl Castro, irmão de Fidel, sugeriu reduzir o período dos mandatos para cargos públicos.

Raúl Castro propôs diminuir para dois mandatos de até cinco anos. De acordo com a imprensa cubana, a sugestão causou polêmica no país.