Exame precoce é importante para tratamento e cura de câncer na laringe, diz especialista

17/04/2011 - 16h48

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Uma laringe gigante inflável que mostra toda a estrutura do aparelho fonador, responsável pela voz, fica exposta até hoje (17) na marquise do Parque de Ibirapuera, na capital paulista. A ação faz parte da 13ª Campanha de Conscientização sobre os cuidados com a saúde vocal e a incidência de câncer de laringe no país, organizada pela Academia Brasileira de Laringologia (ABL).

Segundo o otorrinolaringologista e diretor de Comunicação da ABL, Gustavo Korn, a cada ano são registrados mais de 15 mil novos casos de câncer de laringe no Brasil. O país é o segundo no ranking mundial. Entretanto, com o diagnóstico precoce, o paciente consegue fazer um tratamento adequado e a cura na grande maioria dos casos.

“Os dois principais fatores que causam o câncer de laringe são o álcool e o cigarro. O primeiro sinal que aparece é uma rouquidão persistente, por mais de duas semanas. Nesse caso, é fundamental procurar o otorrinolaringologista para fazer um exame, olhar a laringe e verificar se há alguma lesão, que pode ser um câncer ou algo que predisponha a ele”.

Korn explicou que, para preservar o aparelho fonador, é preciso falar pausadamente, articular bem as palavras e fazer um repouso entre uma fala e outra. “Temos que tomar cuidado com abusos na voz, como gritar, falar alto. Não conversar em locais ruidosos, não fumar, não consumir bebidas alcoólicas e evitar alimentos que podem causar refluxo como frituras e gorduras e procurar ter boas noites de sono”. Ele alertou para a hidratação, ou seja, beber bastante água, pelo menos de seis a oito copos por dia, em temperatura ambiente.

No país, 70% da população usam a voz no trabalho, a chamada voz profissional, que não se restringe aos atores e cantores e se estende a médicos, jornalistas, vendedores, operadores de telemarketing, professores. “O ideal é que essas pessoas façam sempre avaliações preventivas e não esperem ter alguma lesão ou rouquidão para procurar o médico. Mas se perceberem rouquidão, falha na voz, ardência ou dor associadas a dificuldade para engolir ou respirar, é hora de procurar um médico”.

 

Edição: Aécio Amado