Protestos por aumento de salário chegam ao nono dia na Bolívia

15/04/2011 - 20h15

Da BBC Brasil

Brasília – Episódios de violência marcaram nesta sexta-feira (15) o nono dia de protestos na Bolívia, onde trabalhadores de várias categorias querem que o governo conceda um aumento salarial maior do que o já prometido.

A Central Operária Boliviana (COB) convocou uma greve geral, por tempo indeterminado, que conta com a participação de mineiros, professores, profissionais da saúde e da área rural.

Em La Paz, sede do governo e cidade mais populosa, manifestantes interromperam o trânsito em alguns pontos e forçaram a suspensão das linhas de ônibus intermunicipais.

Ocorreram choques entre professores rurais e policiais na estrada que liga La Paz ao estado de Oruro.

A TV ATB informou que, em Oruro, policiais lançaram gás lacrimogêneo e os manifestantes usaram dinamite, pedras e garrafas no confronto com as forças de segurança. O uso de dinamite é comum nos protestos bolivianos, especialmente por mineiros. O explosivo também simbolizou os protestos liderados pelo presidente Evo Morales, com apoio da COB, antes de chegar à Presidência, em 2006.

Em vários pontos do país também houve bloqueio de estradas.

Segundo a imprensa local, as manifestações de hoje foram maiores do que as de outros dias. Na edição online, o jornal La Razón, por exemplo, afirma: “o conflito entre COB e governo torna-se violento e se espalha pelo país”.

Em uma reunião com representantes dos governo no início da semana, os manifestantes negaram-se a aceitar um acordo, condicionando isso à presença de Morales na mesa de negociações. A explicação oficial do governo para a ausência de Morales foi que o presidente estava "participando de atividades locais" no estado de Tarija (Sul do país).

O governo propôs aumento de salarial 10%, mas os manifestantes exigem reajuste de 15%, alegando a alta inflacionária.

O ministro das Comunicações, Ivan Canelas, disse hoje que o governo voltou a convocar os líderes do movimento para uma negociação na quinta-feira, "mas eles não compareceram". De acordo com a agência de notícias oficial boliviana ABI, Canelas disse que "os ministros mantêm disposição para o diálogo".

A agência disse também que Morales já teria se reunido com manifestantes, mas sem sucesso.

//O título da matéria foi alterado