Multidões voltam às ruas da Síria para protestar contra o governo

15/04/2011 - 20h36

Da BBC Brasil

Brasília - Forças de segurança sírias usaram hoje (15) cassetetes e bombas de gás lacrimogêneo para dispersar milhares de manifestantes que se reuniram para protestar contra o governo do presidente Bashar Al-Assad nas ruas de Damasco.

Segundo testemunhas, os manifestantes se reuniram nos subúrbios da capital da Síria e foram atacados ao tentar se aproximar do centro da cidade. Além da capital Damasco, multidões protestaram nas cidades de Deraa, Latakia e Baniyas, entre outras.

Os manifestantes voltaram a pedir o fim das leis de emergência que vigoram no país há quase 50 anos. Líderes da oposição afirmam que mais de 200 pessoas já morreram desde o início dos protestos.

As autoridades sírias, no entanto, afirmam que as vítimas não são somente civis, mas também integrantes das forças de segurança. Representantes do governo culpam grupos armados pelas mortes no país.

Na última quinta-feira (14), o governo sírio anunciou a formação de um novo gabinete e a libertação de pessoas que haviam sido detidas em protestos anteriores, o que foi interpretado como uma tentativa de evitar novas manifestações.

Desde o início dos protestos, há um mês, o governo tem alternado uma série de concessões à oposição com demonstrações de força, mas nada disso conseguiu deter as manifestações populares contra Assad.