Presidente do Corínthians não revela ao Senado valor de contrato com a TV Globo

13/04/2011 - 16h44

Jorge Wamburg
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente do Corínthians, Andrés Sanchez, se negou a revelar o valor do contrato firmado entre o clube e a Rede Globo de Televisão para a transmissão, a partir do ano que vem, das partidas da agremiação no campeonato brasileiro de futebol. Sanchez participou hoje (13) de audiência pública na Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Turismo no Senado. Mas o deputado Ribamar Alves (PSB-MA) disse que esse valor terá que ser apresentado ao Congresso pela TV Globo “porque o contrato é privado, mas a televisão é uma concessão pública”.

Para isso, o parlamentar maranhense vai requerer uma nova audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, da qual é titular. A ideia é tratar não apenas do contrato do clube paulistano com a emissora de TV, mas convocar presidentes de outros clubes e representantes das emissoras de televisão para debater os contratos que envolvem as transmissões de futebol em geral, incluindo os horários das partidas.

Na questão dos horários, segundo o deputado, “o torcedor está sendo penalizado pelo Brasil afora com os horários exorbitantes que são determinados por algumas emissoras, pois a grade da emissora não se adapta ao futebol, e sim, o contrário, o que é errado”. O deputado disse já ter mantido contato com emissoras, clubes de futebol e parlamentares da chamada "bancada da bola" no Congresso (os ex-jogadores Romário, Danrley e Delei) para elaborar um projeto de lei, se for necessário, disciplinando os horários de transmissão das partidas de futebol no país.

Sobre a transmissão do campeonato brasileiro do ano que vem, tema da audiência na Comissão de Educação, Cultura e Desporto do Senado, a Rede TV ganhou a licitação promovida pelo Clube dos 13 (entidade que representa os interesses dos grandes clubes de futebol desde 1989) para transmitir as partidas com exclusividade. Entretanto, o Corinthians se recusou a assinar o contrato e firmou outro com a Rede Globo, alegando que receberá um valor muito maior.

Ao deixar a audiência na Comissão do Senado, o presidente Andrés Sanchez ficou irritado com as perguntas dos jornalistas sobre o valor do contrato e disse porque se negou a revelar o valor na audiência de hoje: “É uma coisa particular, é minha. O contrato é meu. No meu balanço, está o meu contrato. Todos os meus torcedores e meus conselheiros sabem. Quero que levantem todos os contratos neste país, de tudo. O valor que eu ganho da televisão por mês está no balancete. Mas eu quero saber quanto se faz de propaganda nas televisões, nas rádios. Tem que abrir tudo nesse país. Todas as empresas têm que mostrar seus contratos. Entra no site do Corinthians que vai saber quanto é”.

A reportagem da Agência Brasil fez uma pesquisa na página oficial do Corinthians na internet e não encontrou a informação mencionada pelo presidente do clube.

Edição: Vinicius Doria