Gbagbo será julgado na Costa do Marfim e também no exterior, avisou Ouattara

13/04/2011 - 14h43

Agência Lusa

Brasília – Preso na segunda-feira (11), o presidente da Costa Marfim, Laurent Gbagbo, será submetido a julgamentos no país e também no exterior, avisou hoje (13) o novo presidente Alassane Ouattara. Gbagbo foi detido, depois de meses resistindo a deixar o poder mesmo após o resultado final das eleições presidenciais que garantiram vitória a Ouattara.

Ouattara disse ainda que irá tomar oficialmente posse do cargo e instalar-se no palácio presidencial “nos próximos dias”. Ele afirmou que Gbagbo foi retirado do Hotel Golf, em Abidjan, para onde foi levado depois da captura. Porém, ele não quis revelar o local para onde seu antecessor foi levado, limitando-se a dizer que Gbagbo está “na Costa do Marfim, num local bem seguro”.

Laurent Gbgabo é um ex-chefe de Estado e deve ser tratado com consideração”, disse Ouattara. Segundo ele, Gbagbo será julgado sobre o teor das acusações de corrupção e violação de direitos humanos.

A resistência de Gbgabo em deixar o poder levou a quatro meses de impasse, envolvendo aliados dele e de Ouattara. A estimativa é que pelo menos 800 pessoas morreram nos confrontos. Ouattara conquistou o poder à força, com apoio de forças francesas e das Nações Unidas.