Museu de Astronomia e Planetário do Rio comemoram os 50 anos da chegada do homem ao espaço

12/04/2011 - 14h02

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - No dia 12 de abril de 1961, o homem chegava pela primeira vez ao espaço. A viagem do astronauta russo Yuri Gagarin virou um marco na história da ciência mundial, assim como sua famosa frase: “A Terra é azul”. Para comemorar os 50 anos da chegada do primeiro homem ao espaço, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) organizou uma programação especial hoje (12), com diversas atrações gratuitas.

Funcionários da Coordenação de Educação em Ciências do Mast acompanham os visitantes, explicando tudo o que envolve a conquista espacial, desde o primeiro satélite artificial, o Sputnik, até a viagem de Gagarin. O Mast tem em seu acervo a segunda réplica do satélite. A primeira está na Rússia, país que enviou o Sputnik para a órbita da Terra.

A programação, iniciada às 9h30, vai até as 18h30, com uma observação do céu a partir dos telescópios do museu. Entre as atividades estão oficinas que estimulam o público a entender como funcionam satélites, foguetes e submarinos e mostram até mesmo como construir miniaturas dessas invenções, que o visitante pode levar para casa. Às 16h, o astrônomo Naelton Araujo, da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, fará uma palestra sobre a conquista espacial.

“Queremos incentivar a visita do público ao museu em datas importantes para a história da ciência”, afirma Amannda Amorim, da Coordenação de Educação em Ciências do Mast. O próximo evento, que já tem programação completa, marca o Dia Internacional de Museus, em 18 de maio.

Localizado na Rua General Bruce, 586, o Mast é uma das atrações culturais de São Cristóvão, na zona norte do Rio. O bairro também abriga o Museu Nacional, dedicado às ciências naturais, na Quinta da Boa Vista, residência da família imperial no século 19, e o Museu do Primeiro Reinado, no solar onde morou a Marquesa de Santos.

Em outro ponto da cidade, os 50 anos do homem no espaço são tema de uma exposição aberta ao público hoje no Planetário da Gávea. Realizada em parceria com o Consulado da Rússia, a mostra exibe 34 painéis fotográficos que documentam a viagem de Yuri Gagarin.

Os visitantes da exposição também podem conhecer as atrações do planetário, como as sessões de cúpula, aos sábados, domingos e feriados. Os ingressos custam R$ 16, com meia-entrada para estudantes e idosos. O Planetário fica na Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100, na Gávea, zona sul do Rio.

Edição: Juliana Andrade