Governo apoiará família brasileira na tentativa de contato com Sean Goldman

12/04/2011 - 20h05

Da Agência Brasil

Brasília – A ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário disse hoje (12), depois de se reunir com Silvana Bianchi, avó do menino Sean Goldman, que o governo vai ajudar nas negociações para garantir o cumprimento da Convenção de Haia e permitir que a família brasileira visite o garoto. “Nós vamos apoiar a família brasileira para que o menino tenha contato com a avó”, afirmou Maria do Rosário.

Sean mora com o pai, David Goldman, nos Estados Unidos, desde dezembro de 2009. O menino foi entregue ao pai por determinação do Supremo Tribunal Federal e, na época, uma das condições era que a família brasileira tivesse contato com o garoto.

O advogado de Silvana Bianchi, Carlos Nicodemos, reconhece que, agora, houve uma tomada de posição do governo brasileiro e o caso virou uma questão entre Estados. Para o advogado, o cumprimento do direito da avó virou um interesse do Estado brasileiro.

Outros pedidos de visita foram feitos, mas foram negados pelo Departamento de Estado norte-americano. Agora, acredita-se que as tentativas terão como reforço os acertos feitos entre a presidenta Dilma Rousseff e o presidente americano, Barack Obama, quando ele veio ao Brasil em março.

Em comunicado conjunto, os dois chefes de Estado afirmaram que há disposição para solução de situações pendentes relativas às crianças entre os dois países. “Agora, eu saio daqui com a certeza de que o Brasil está junto comigo para me ajudar a visitar meu neto”, disse a avó de Sean.

Segundo Silvana Bianchi, o pai de Sean colocou muitas imposições para permitir a visita, como o pagamento dos honorários da advogada e a retirada das ações na Justiça que pedem a volta do garoto. Uma ação, impetrada pelos advogados de Silvana, tramita no STF para que Sean seja ouvido sobre o caso.

Edição: Lana Cristina