Confrontos na Costa do Marfim já mataram mais de 530 pessoas desde março no oeste do país

12/04/2011 - 11h18

Da Agência Lusa

Brasília - Pelo menos 536 pessoas morreram desde o final de março em confrontos no Oeste da Costa do Marfim, dos quais a maioria na cidade de Duékué, indicou hoje o Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos.

“As nossas equipes de investigação no Oeste foram reforçadas (…), até agora registramos que 536 pessoas foram mortas no Oeste do país”, explicou Ravina Shamdasani, porta-voz da organização.

De acordo com Shamdasani, mortes vêm ocorrendo “desde a última semana de março”. A maioria das vítimas morreu em Duékué, adiantou, indicando que corpos também foram encontrados em Guiglo e em Bloléquin.

O último balanço da ONU, anunciado na segunda-feira, apontava para pelo menos 800 mortos em todo o país desde dezembro de 2010, dos quais metade em Abidjan.

Shamdasani reiterou a importância para a ONU da realização de investigações independentes e de julgamentos dos responsáveis pelas mortes.

Um dia depois da detenção do atual presidente da Costa do Marfim, Laurent Gbagbo, após semanas de crise política, que mergulharam o país no caos, as agências da ONU advertiram que a urgência por ajuda humanitária irá perdurar ainda por muito tempo.