Otan destrói 25 tanques de tropas de Kadhafi

10/04/2011 - 14h27

Da Agência Lusa

Brasília - Aviões da Otan (aliança militar ocidental) destruíram 25 tanques de tropas leais a Muammar Kadhafi. Onze deles foram destruídos em uma estrada perto da cidade de Ajdabiya (leste da Líbia) e 14 próximos à Misrata (oeste), afirmou hoje (10) o general Charles Bouchard, comandante da operação da Aliança Atlântica.

"A situação em Ajdabiya e em particular em Misrata é desesperada para os líbios que têm sido brutalmente bombardeados pelo regime. Para contribuir para a proteção de civis, temos continuado a bombardear as forças do regime e destruímos 11 tanques perto de Ajdabiya e 14 hoje de manhã nas imediações de Misrata", disse o general em comunicado.

Pouco antes, um responsável da Otan que falava sob anonimato tinha afirmado que "a situação em Ajdabiya é desesperada e que as forças de Kadhafi têm atacado a cidade com armas pesadas".

Misrata, a terceira cidade mais importante da Líbia, está cercada por forças leais a Kadhafi há mais de um mês. Na sexta-feira e no sábado, a Otan já tinha destruído 15 tanques das tropas do líder líbio próximo à cidade.

A Otan assumiu o comando das operações aéreas na Líbia no dia 31 de março em substituição aos Estados Unidos, mas, nos últimos dias, os rebeldes têm criticado a aliança, acusando-a de não fazer o suficiente para proteger a população de Misrata.