Chanceler paraguaio diz que reajuste de tarifa de Itaipu facilita as relações com o Brasil

07/04/2011 - 17h11

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil
 

Brasília - O ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Jorge Lara Castro, disse hoje (7) ao chanceler Antonio Patriota que é positiva a aprovação pela Câmara dos Deputados do Brasil do reajuste das tarifas de energia da Hidrelétrica de Itaipu Binacional. Na conversa por telefone, Castro afirmou a Patriota que a iniciativa é “um fator positivo nas relações bilaterais”. No entanto, para entrar em vigor, o reajuste ainda terá de ser votado pelo Senado.

As informações são da agência pública de notícias do Paraguai, Ipparaguay. Castro disse confiar na conclusão “o mais breve possível” sobre o assunto. Mas ainda não há data para o Senado votar o acordo que determina o reajuste que deve elevar de US$ 120 milhões para US$ 360 milhões o preço da energia consumida pelo Brasil pago ao Paraguai.

No próximo dia 3, Patriota e Castro se reunirão em Brasília. De acordo com o ministro paraguaio, eles farão uma avaliação ampla da agenda bilateral e vão preparar a visita da presidenta Dilma Rousseff a Assunção em data a ser definida.

Os termos do acordo definindo o reajuste foram negociados por Lugo e o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Assunção, em julho de 2009. Segundo negociadores, os paraguaios sugeriram que o apoio ao pleito brasileiro de conquistar uma vaga permanente no Conselho de Segurança nas Nações Unidas estava condicionada à aprovação da elevação das tarifas relativas à Itaipu. Para o Brasil, a reforma do conselho é um dos temas prioritários da política externa.

A Câmara dos Deputados aprovou ontem (6) por 285 votos favoráveis e 54 contrários o projeto de decreto legislativo sobre o Tratado de Itaipu que estabelece um multiplicador para a remuneração da cessão de energia, que hoje é de (5,1) passa para (15,3) aumentando em três vezes o valor da energia cedida pelo Paraguai ao Brasil.

 

Edição: Aécio Amado