Demanda por energia no Sistema Interligado Nacional cai 3,1% em março

05/04/2011 - 18h44

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Embora acumule uma expansão de 6,5% nos últimos 12 meses, em comparação ao período de 12 meses imediatamente anterior, a carga de energia elétrica demandada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) caiu 3,1% de fevereiro para março. Na comparação com março do ano passado, porém, houve expansão de demanda de 1,1%.

Os dados fazem parte do Boletim de Carga Mensal do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que traz os resultados preliminares de março. O boletim indica que, em março, foram demandados 59,3 mil megawats médio (MW médio), com o Subsistema Sudeste/Centro-Oeste do país respondendo pela maior parte do consumo: 36,6 mil MW médio; seguido do Subsistema Sul, com demanda de 10,1 mil MW médio.

Segundo o ONS, “a ocorrência de temperaturas inferiores às esperadas para essa época do ano, nas regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste influenciou tanto na taxa de crescimento em relação a março de 2010 quanto na comparação com fevereiro de 2011, contrariando o comportamento sazonal da carga”.

Edição: Vinicius Doria