Elevar classificação de risco do Brasil é reconhecimento da consistência da política econômica, diz Tombini

04/04/2011 - 17h45

Luciene Cruz
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, avaliou que a melhora da classificação brasileira (rating), pela agência de classificação de risco Fitch, anunciada hoje (4), representa “reconhecimento da consistência da política econômica ao longo dos anos e da melhora de seus fundamentos, alcançada por meio das políticas de metas de inflação, câmbio flutuante, acúmulo de reservas internacionais, responsabilidade fiscal e solidez do sistema financeiro”.

Por meio de nota, ele avaliou que “esses bons fundamentos da economia brasileira proporcionam melhores condições para o crescimento sustentável e concorrem para a contínua queda no custo de financiamento do investimento que o país demanda e continuará a demandar nos próximos anos”.

Tombini também destacou que a reclassificação não impede o trabalho para novos avanços. “As boas notícias, contudo, não diminuem a determinação do Banco Central em continuar trabalhando para que os avanços obtidos até agora continuem a ocorrer em um ambiente econômico de estabilidade monetária e solidez financeira”, finalizou.

Edição: Lana Cristina