Corpo de Jackson Lago será velado em São Luís

04/04/2011 - 21h53

Daniella Jinkings
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O corpo do ex-governador do Maranhão Jackson Lago será velado amanhã (5) na sede do Partido Democrático Trabalhista (PDT) em São Luis. Lago morreu no fim da tarde desta segunda-feira (4) por falência múltipla dos órgãos. De acordo com a assessoria do Hospital do Coração (Hcor), em São Paulo, onde ele estava internado desde o último dia 30 para tratamento de miocardite (inflamação do músculo cardíaco), Lago fazia tratamento quimioterápico para combater um câncer de próstata, contra o qual lutava há três anos.

Jackson Kléper Lago era médico de formação, mas fez carreira na política. Foi prefeito de São Luís por três mandatos (1989-1992, 1997-2000 e 2001-2002). Candidatou-se ao governo do Maranhão três vezes, porém só conseguiu ser eleger em 2006, após derrotar Roseana Sarney (PMDB).

Lago passou apenas dois anos à frente do governo do Maranhão. Foi cassado pela Justiça Eleitoral em 2009, por abuso de poder político no pleito de 2006. Na última eleição, ano passado, disputou novamente o governo, mas ficou em terceiro lugar.

A governadora Roseana Sarney decretou luto oficial de três dias no estado. Em nota oficial, ela lamentou a morte de Lago. “Fomos adversários nas últimas eleições, mas nunca inimigos e por ele sempre tive um profundo respeito. O Maranhão perdeu uma figura expressiva do seu mundo político, que nos deixará um vazio”.

Edição: Vinicius Doria