Agência de fomento do Rio passa a atender empreendedores da região serrana nos postos do Sebrae

03/04/2011 - 15h46

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Agência de Fomento do Estado do Rio (Investe Rio) começa a atender, a partir desta semana nos postos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), os empreendedores afetados pelas chuvas que atingiram a região no início do ano. As enxurradas mataram quase mil pessoas e destruíram vários dos municípios da região, deixando milhares de pessoas desabrigadas e desalojadas.

O atendimento inicialmente ocorrerá nas agências do Sebrae nos municípios de Friburgo, Teresópolis e Petrópolis – os três mais afetados pelas chuvas. Existem atualmente 139 pedidos de financiamento em análise na Investe Rio, sendo 20 já contratados, num total de R$187, 5 mil.

Para o atendimento aos empreendedores afetados pelas chuvas, a Investe Rio usa duas linhas de crédito: uma com recursos próprios, por meio do Programa de Apoio Solidário – PAS –, que financia pessoas físicas empreendedoras informais; e outra do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que se destina aos microempreendedores formais e pessoas jurídicas.

Segundo o Sebrae, a redução da burocracia pelo governo estadual para a concessão de empréstimos torna mais ágil a concessão dos empréstimos.

Além disso, a prefeitura de Petrópolis, vai promover, por intermédio da Secretaria de Saúde, processo de licitação pública para a prestação de serviços de atendimento pré-hospitalar de urgência nas unidades de Pronto-Atendimento (UPA) do centro da cidade e da localidade Cascatinha.

O período de vigência do contrato será de 12 meses, e os interessados devem retirar os editais e anexos correspondentes a partir do dia 8 de abril sede da Secretaria de Saúde do município.

Edição: Talita Cavalcante