Nove pessoas morrem e 73 ficam feridas em manifestação no Afeganistão

02/04/2011 - 16h26

Agência Lusa

Brasília - Pelo menos nove pessoas foram mortas e 73 ficaram feridas hoje (2), em Kandahar, no Sul do Afeganistão, durante uma manifestação de milhares de pessoas contra a queima de um exemplar do livro sagrado do Islã, o Alcorão, nos Estados Unidos.

Os manifestantes marcharam gritando "Morte à América" e "Morte a Karzai" – Hamid Karzai é o atual presidente afegão. Segundo comunicado das autoridades provinciais, 17 pessoas foram presas, sete delas estavam armadas.

Em Cabul, dois homens armados atacaram hoje de manhã com espingardas e lança-foguetes a base militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) de Camp Phoenix, no leste da capital Cabul. De acordo com as autoridades, três militares ficaram levemente feridos.

Ao todo, quatro talibans morreram no confronto com tropas dos Estados Unidos: os dois dos que detonaram as cargas explosivas, um terceiro que os acompanhava e o motorista do veículo em que estavam foram baleados, disse o chefe de investigação criminal de Cabul. Segundo ele, três dos rebeldes usavam burcas. Não houve mortes de civis durante o ataque

Um porta-voz taliban, Zabiullah Mujahid, reivindicou a responsabilidade do ataque ao grupo. Mujahid denunciou que civis foram mortos pelas tropas internacionais durante o ataque.

Cabul tem passado, nos últimos anos, por uma série de ataques de rebeldes talibans, que muitas vezes recorrem a atentados suicidas na sua luta para impor um estado islâmico fundamentalista e conseguir retirar as tropas internacionais do Afeganistão.