Secretário de Defesa dos EUA descarta envio de tropas terrestres para Líbia

31/03/2011 - 16h10

Da Agência Lusa

Brasília - O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, descartou hoje (31), em audiência pública no Congresso dos EUA, em Washington , o envio de tropas terrestres para a Líbia. Segundo ele, a possibilidade está afastada. Gates e o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas dos Estados Unidos, almirante Mike Mullen, participaram hoje de uma sessão convocada para discutir o envolvimento norte-americano nas ações na Líbia.

Perguntado sobre a alternativa de envio de homens, por terra, para a Líbia, Gates rechaçou de forma enfática a ideia: “Não, enquanto eu estiver neste cargo”. Segundo ele, as as pressões políticas e econômicas serão suficientes para o presidente líbio, Muammar Khadafi, abrir mão do poder.

Para o almirante Mullen, mesmo depois de duas semanas de intensos ataques aéreos promovidos pelas forças da coalizão, o Exército líbio deverá manter a resistência, embora fragilizado. “Comprometemos seriamente os meios militares [líbios], a defesa antiaérea, os meios de comando e reduzimos o Exército entre 20% e 25%”, disse o militar norte-americano.“Mas isso não significa que [o Exército líbio] esteja à beira da ruptura do ponto de vista militar, porque não é o caso”.

De acordo com os dados de Gates e Mullen, cerca de mil bombardeios ocorreram na Líbia por meio de aviões da coligação desde o início da intervenção militar internacional no país, no último dia 19. Mais de 200 mísseis foram lançados.