Entidades pedem novo adiamento do leilão do trem de alta velocidade

31/03/2011 - 16h38

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vai encaminhar ao Ministério dos Transportes, ainda nesta semana, dois pedidos para que o leilão do trem de alta velocidade seja adiado mais uma vez. Segundo a assessoria da Agência, os pedidos foram protocolados na semana passada e ainda estão sendo avaliados por técnicos da ANTT.

Os pedidos de adiamento foram feitos pela Associação para o Desenvolvimento do Trem Rápido entre Municípios (AD-Trem), que representa fabricantes de trens de diversos países, e pela Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer). As entidades pedem mais prazo para organizar melhor sua participação na licitação e para que outras empresas entrem na disputa.

O leilão do trem-bala tinha sido marcado inicialmente para o dia 16 de dezembro e foi adiado para 29 de abril, depois que representantes de indústrias do setor ferroviário e de equipamentos pediram mais mais prazo para que a licitação pudesse ter mais participantes. O prazo para entrega da documentação dos interessados encerra em 11 de abril.

Hoje (31), o Conselho de Administração dos Correios discutiu a possibilidade da entrada da estatal no empreendimento, mas, segundo a assessoria, a questão não ficou decidida.

O trem de alta velocidade vai ligar as cidades de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. O empreendimento tem um custo estimado de R$ 33 bilhões e a previsão de conclusão é para 2015.

Edição: João Carlos Rodrigues