PSTU-RJ promove ato pedindo libertação de militantes presos durante manifestação contra Barack Obama

20/03/2011 - 15h04

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Cerca de 500 pessoas saíram na manhã de hoje (20) do Largo Machado, zona sul da cidade, em passeata organizada pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU-RJ). Os manifestantes se dirigem para a Cinelândia. O ato é em protesto à visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

O presidente do PSTU-RJ, Cyro Garcia, disse que o movimento visa também a exigir a libertação imediata de 13 pessoas detidas na última sexta-feira (18) à noite, no centro da cidade, durante manifestações contra Obama que resultaram em um vigilante ferido por bomba incendiária lançada contra o Consulado dos Estados Unidos.

Cyro Garcia afirmou que foi montada uma equipe de segurança para evitar a infiltração de pessoas estranhas na passeata, como, segundo ele, ocorreu na sexta-feira.

O pedido de revogação da prisão dos manifestantes foi negado pela Justiça. O departamento jurídico do PSTU-RJ vai entrar ainda hoje (20) com pedido de habeas corpus para relaxamento da prisão.

Apesar da presença da soldados da Cavalaria do Exército, a ideia, disse Cyro Garcia, é se “aproximar o mais perto possível da Cinelândia”, onde já se encontram grupos de manifestantes contra e a favor à presença de Obama no país.

 

Edição: Aécio Amado