Obama recebe mais de 27 mil mensagens de boas-vindas no Twitter

20/03/2011 - 15h43

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A visita de apenas dois dias ao Brasil do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, já gerou mais de 27 mil mensagens na rede social Twitter. Uma semana antes da chegada de Obama, a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil lançou um concurso na internet para premiar as melhores mensagens de boas-vindas. Os prêmios são tablets (equipamentos em forma de prancheta que podem ser usados para acesso à internet), telefones celulares, camisetas e brindes da viagem do presidente norte-americano.

Os textos das mensagens têm conteúdos variados. Algumas têm teor religioso, desejando que as bênçãos divinas estejam sobre o presidente norte-americano. De São Paulo, uma mulher disse desejar que Deus guie Obama em todas as decisões que tem a tomar; de Goiás, um homem o convida para conhecer o estado; de Taubaté, no interior paulista, um morador da região chama Obama para tomar o café da manhã na casa dele.

Há mensagens em português e também em inglês, outras misturam os dois idiomas, e existem também aqueles que não se intimidam em mostrar pouca familiaridade com a língua de Obama. A forma de tratar o norte-americano vai da formalidade, como “ilustre presidente”, de acordo com uma mulher de Apiaí, no interior de São Paulo, a expressões mais íntimas. Uma moradora de Vitória, por exemplo, o chama de “querido Obama”. Um morador de São Paulo também optou pela informalidade, mas agregou ao “querido” a palavra “presidente”, tudo em inglês. Mas, no geral, o presidente norte-americano é chamado simplesmente de “Obama” no Twitter.

Em inglês, uma moradora do Rio de Janeiro recomenda que ele não deixe o orgulho, a vaidade e a ganância prejudicarem o seu trabalho. De Minas Gerais, uma moradora pede para Obama ajudá-la a conhecer os Estados Unidos.

No fim da tarde, por meio do Facebook da missão diplomática dos Estados Unidos no Brasil, o presidente agradeceu as mensagens dos internautas. "Michelle e eu estamos tocados com as diversas mensagens maravilhosas que nos foram enviadas por meio das redes sociais da embaixada. Isso nos fez sentir verdadeiramento bem-vindos por todos os brasileiros."

A uma semana da chegada de Obama ao Brasil, a embaixada norte-americana postou informações, pelo Twitter, sobre a história e a trajetória política do chefe de Estado. Na principal mensagem, a embaixada lembra que ele é o 44º presidente norte-americano e que se destacou na campanha pela transparência das contas públicas e pelo controle ao uso de armas de fogo.

Edição: Juliana Andrade // Matéria alterada para acréscimo de informações