Família Obama deixa hotel em Copacabana e segue para a Cidade de Deus

20/03/2011 - 11h51

Thais Leitão e Cristiane Ribeiro*
Repórteres da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deixou o Hotel Marriot de carro, por volta das 10h40 da manhã, com destino à comunidade Cidade de Deus, na zona oeste do Rio de Janeiro. É o primeiro compromisso oficial de Obama na capital fluminense. Na comunidade, ele, a primeira-dama Michelle e as filhas Malia e Sasha assistem a uma apresentação de atividades culturais na quadra da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA).

A previsão é que, no estádio do Flamengo, na Gávea, a família pegue um helicóptero até o Aeroporto de Jacarepaguá e de lá siga de carro até a Cidade de Deus, sob um forte esquema de segurança.

No local, a família Obama acompanha ainda a apresentação de alunos da Escola Municipal Pedro Aleixo, que vão dançar maracatu, samba e axé. Depois, outro grupo fará uma apresentação de capoeira. Ainda na Cidade de Deus, Obama e a família vão ver uma exposição de 15 painéis de grafite feitos por Daniel Martineli, morador da favela.

Da Cidade de Deus, a família Obama retorna para o hotel. O presidente almoça com empresários e depois segue para o Theatro Municipal, na Cinelândia, centro da cidade, onde fará um discurso para 2,4 mil convidados.

A agenda de Michelle Obama e das filhas não foi divulgada, mas elas devem visitar o barracão da Escola de Samba Unidos da Tijuca, na Cidade do Samba, e o Jardim Botânico. No fim da tarde, por volta das 17h45, a família Obama visitará o Cristo Redentor. Inicialmente, o passeio estava marcado para ocorrer pela manhã. A alteração foi feita pelos assessores da Casa Branca, mas não foi divulgado o motivo.

*Colaborou Ranata Giraldi

Edição: Juliana Andrade