Manifestantes presos na frente do Consulado dos EUA foram transferidos para presídio

19/03/2011 - 11h56

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Os 12 adultos que participaram ontem à noite (18) de um ato violento no consulado norte-americano contra a visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao Brasil foram transferidos hoje (19) para o Presídio Ary Franco, conhecido como Água Santa (para homens), e Bangu (para mulheres), segundo informou a Polícia Civil do Rio de Janeiro. O menor apreendido também durante o protesto foi encaminhado à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).

Os 13 detidos foram autuados por incêndio criminoso e lesão corporal. Eles prestaram depoimento durante a madrugada em uma delegacia policial no centro da cidade e ficarão nas penitenciárias aguardando a decisão da Justiça. A polícia já está investigando quem fez as bombas incendiárias, conhecidas como coquetéis molotov, lançadas contra o consulado e que deixaram um vigilante ferido. A polícia solicitou as imagens das câmeras do consulado para identificar os autores do ataque, considerado um ato isolado em uma manifestação que começou de forma pacífica.

A Secretaria de Segurança Pública do estado informou que, em princípio, está mantido para o Theatro Municipal e entorno o esquema de segurança definido anteriormente para o discurso que Barack Obama faria na Cinelândia amanhã (20).

Edição: Vinicius Doria