Declaração conjunta deve fazer menção à pretensão brasileira de integrar Conselho de Segurança da ONU

19/03/2011 - 13h39

 

Luciana Lima e Wellton Máximo
Repórteres da Agência Brasil

Brasília – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deve se posicionar à favor da ampliação do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), onde o Brasil pleiteia um assento permanente. A Agência Brasil apurou que o comentário, que vê como positiva a pretensão brasileira, deve constar da declaração conjunta a ser emitida pelo Ministério das Relações Exteriores no fim do dia.

A menção favorável não representa uma declaração explícita de apoio ao Brasil, mas reforça a posição brasileira. Hoje, apenas Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China têm assento permanente e poder de veto.

O gesto de Obama deve amenizar as recentes divergências entre Brasil e Estados Unidos. Esta semana, o Brasil se absteve na votação do Conselho de Segurança que aprovou a criação de uma zona de exclusão aérea na Líbia, posição diferente da dos Estados Unidos, que votaram a favor da medida.

Atualmente, o Brasil ocupa um assento rotativo no Conselho de Segurança. A ONU discute se, ampliada a composição do conselho, os novos membros permanentes também teriam direito a bloquear votações.

Edição: Vinicius Doria