Aristide deve retornar ao Haiti amanhã, a três dias das eleições presidenciais

16/03/2011 - 7h01

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A pressão internacional não deve influenciar o ex-presidente do Haiti Jean-Bertrand Aristide. Por meio de assessores, ele informou que pretende regressar amanhã (17) a Porto Príncipe, capital haitiana. O retorno ocorre a três dias do segundo turno das eleições, marcadas para o próximo domingo (20). Especialistas estrangeiros afirmam que o objetivo do ex-presidente é retomar seu lugar no cenário político local.

Anteontem (14), o governo dos Estados Unidos apelou para Aristide – que vive há sete anos na África do Sul, desde que foi expulso do país – adiar o regresso ao Haiti. Para os norte-americanos, a volta dele atrapalhará o processo eleitoral. Porém, a porta-voz do ex-presidente, Maryse Narcisse, afirmou que ele  “vai regressar até 20 de março”.

As informações são da agência pública portuguesa Lusa. Também retornou ao Haiti no começo deste ano o ex-presidente haitiano Jean Claude Duvalier, o Baby Doc. Tanto Aristide quanto Baby Doc são alvos de acusações de corrupção e violações aos direitos humanos. Mas simpatizantes dos dois defendem o retorno deles à política haitiana.

No próximo dia 20, disputarão o segundo turno das eleições o cantor Michel Martelly e a ex-primeira-dama Mirlande Manigat. Na primeira etapa do processo eleitoral, a Organização dos Estados Americanos (OEA) identificou uma série de fraudes, inclusive cédulas irregulares, e houve a recomendação para retirar um dos candidatos que disputam as eleições. As orientações foram seguidas pelo Conselho Provisório Eleitoral do Haiti.

O governo e o povo do Haiti lutam pela reconstrução do país, devastado pelo terremoto de 12 de janeiro de 2010, que matou haitianos e estrangeiros e destruiu prédios públicos e privados. Foi necessária a ajuda internacional. A situação se agravou ainda mais com a epidemia de cólera que  matou cerca de 4 mil pessoas.

Edição: Graça Adjuto