Peritos dos EUA vão ao Japão verificar vazamentos e explosões em usina nuclear

15/03/2011 - 19h17

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Uma equipe da Comissão Reguladora Nuclear dos Estados Unidos (NRC) desembarca amanhã (16) em Tóquio, no Japão, para ajudar as autoridades japonesas envolvidas com o vazamento nuclear em uma das usinas atômicas do país. A chegada dos peritos norte-americanos ocorre no momento em que o Japão foi surpreendido por mais uma explosão na Usina Nuclear de Fukushima Daiichi. A explosão foi registrada às 6h20 (horário do Japão) de hoje, no reator 4 da unidade 2.

Por determinação do primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, todas as pessoas que vivem em um raio de 30 quilômetros da usina devem deixar a região ou evitar sair de casa. A orientação foi elogiada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) informou que a situação na usina está “sob controle”. As autoridades japonesas mantêm a agência informada e em sistema de monitoramento.

De acordo com um comunicado da NRC, os técnicos norte-americanos foram instruídos a examinar em detalhes o impacto causado pela liberação de radioatividade sobre as pessoas, os animais e o ambiente.

Após o trabalho, a equipe de quatro peritos informará as conclusões à comissão, à Embaixada dos Estados Unidos no Japão e aos demais governos interessados em acompanhar o assunto. O vice-administrador regional da NRC, Charles A. Casto, coordena os trabalhos no Japão.

Edição: Vinicius Doria