Agência Internacional de Energia Atômica diz que monitora explosão no Japão e que situação está sob segurança

15/03/2011 - 10h18

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

 

Brasília – A Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) informou hoje (15), em comunicado, que a última explosão no reator 4, da unidade 2, da Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Japão, está “sob controle”. A explosão ocorreu hoje (15) por volta das 6h20 (horário japonês). De acordo com a nota, as autoridades japonesas mantêm a agência informada e em sistema de monitoramento.

“A Aiea, em parceria com as autoridades japonesas, monitora a situação e sua evolução”, diz o comunicado. Segundo o texto, o combustível da usina ficou em chamas e houve liberação de radioatividade diretamente na atmosfera.

Segundo a agência, as autoridades do Japão informaram que a possibilidade é de que o incêndio tenha sido causado por uma explosão de hidrogênio. Porém, as causas da explosão ainda estão sendo investigadas por especialistas japoneses e estrangeiros.

De acordo com as autoridades japonesas, os reatores das unidades 1, 2 e 3 da Usina Nuclear de Fukushima Daini estão desligados a frio. “Sob estas condições, os reatores são considerados em condições de segurança sob controle”, diz o texto.

O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, disse que o país mergulha "na crise mais grave desde a 2ª Guerra Mundial". Por questão de segurança, Kan ordenou que todos os moradores de regiões próximas à usina desocupem o local. A ordem vale para quem vive a um raio de 20 quilômetros ao redor da usina nuclear número 1, de Fukushima.

O primeiro-ministro pediu também que aqueles que estão em um raio de 20 a 30 quilômetros de distância da usina permaneçam dentro de suas casas.

 

Edição: Lílian Beraldo