Especialistas da ONU e de mais sete países vão reforçar equipes de resgate no Japão

12/03/2011 - 15h19

Da Agência Lusa

Brasília - A Organização das Nações Unidas (ONU) e sete países vão enviar para o Japão equipes de peritos em avaliação e coordenação de desastres como o violento terremoto que atingiu o país na madrugada de sexta-feira (horário de Brasília).

O governo japonês aceitou a ajuda das equipes da ONU e de países como Austrália, Estados Unidos, Coreia do Sul, Nova Zelândia, Alemanha, Singapura e México, segundo informou a ONU.

Elisabeth Byrs, porta-voz do Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários da ONU, explicou que a equipe do organismo multilateral, formada por sete especialistas, "vai ficar à disposição dos especialistas japoneses para os apoiar e coordenar as equipes internacionais de salvamento".

Os norte-americanos vão mandar 200 especialistas nesse tipo de desastre, incluindo médicos, enquanto as missões dos outros países reuniram um total de 217 especialistas e 30 cães farejadores, além de 22 toneladas de material médico e de salvamento.

Equipes de salvamento de mais 39 países estão prontas para partir para o Japão, caso o governo nipônico peça auxílio.

A ONU indicou ainda que a Telecom Sem Fronteiras vai enviar uma equipa para avaliar as necessidades de comunicações e fornecer ajuda de emergência.