ONU envia emissário à Líbia para cobrar de Khadafi fim da violência no país

11/03/2011 - 17h21

Da Agência Lusa

 

Brasília – O novo emissário da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Líbia, o jordaniano Abdul Ilah Khatib, viaja para Líbia na próxima semana. Ele vai cobrar do presidente líbio Muammar Khadaf o fim dos conflitos entre forças governistas e a oposição, além de pedir garantias de que a ajuda humanitária chegará aos necessitados

 

Khatib desembarcará em Trípoli, capital do país, onde pretende se reunir com autoridades líbias. Nas conversas, ele destacará a preocupação da comunidade internacional com o agravamento da crise na Líbia. Segundo o comando das Nações Unidas, é necessário impor o fim aos conflitos no país.

 

"A violência tem de cessar. A ajuda humanitária tem de chegar aos que dela precisam, os que são responsáveis pela violência contra civis devem responder pelos seus atos. Deve ser encontrada uma solução pacífica", disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

 

Moon afirmou ainda que a missão de Khatib será a de reiterar que há uma “inquietação” das Nações Unidas sobre os desdobramentos dos acontecimentos na Líbia. "[Dei] instruções, em termos claros, sobre a inquietação das Nações Unidas e da comunidade internacional como foi expressa pelo Conselho de Segurança."

 

Na próxima semana, Moon vai à Tunísia e ao Egito para verificar a situação nos dois países, que recentemente tiveram uma onda de protestos que acabou provocando a queda de seus governos.