Jaqueline Roriz pede ao STF apresentação das fitas nas quais aparece recebendo dinheiro de Durval

11/03/2011 - 20h12

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A deputada federal Jaqueline Roriz (PMN-DF) apresentou hoje petição ao relator do inquérito aberto contra ela, ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal, que determine ao Ministério Público a apresentação das fitas de vídeo nas quais se baseia a denúncia de suposto recebimento de dinheiro ilícito durante a campanha eleitoral de 2006. Na época, Jaqueline Roriz era candidata a deputada distrital.

A deputada, por meio do advogado Herman Barbosa, pede ao ministro relator que a apresentação do vídeo seja feita após a perícia da polícia técnica. O vídeo solicitado contém imagens de Jaqueline Roriz e do marido dela, Manoel Neto, recebendo dinheiro do operador e delator do chamado mensalão do Distrito Federal, Durval Barbosa. O escândalo, que envolve políticos da capital do país, culminou na prisão e renúncia do então governador do DF, José Roberto Arruda. 

Ontem (10), o Ministério Público Federal pediu ao Supremo Tribunal Federal a abertura de inquérito sobre a denúncia contra Jaqueline Roriz. Pelo sorteio, coube ao ministro Joaquim Barbosa relatar o caso. A ele caberá a decisão de aceitar ou não a denúncia. Por ter foro privilegiado, a deputada federal só pode ser julgada pelo STF.

Edição: Vinicius Doria