Bloco leva para o carnaval questões relacionadas à mulher

08/03/2011 - 19h02

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Saúde, diversidade sexual e de gênero e direitos das mulheres fazem parte do cardápio musical do Bloco Maria Vem com as Outras, que se apresenta hoje (8) na Lapa. Em sua segunda passagem pelo carnaval carioca, o bloco formado em 2010 aproveita o carnaval para falar das questões de interesse da mulher.

“O bloco foi criado no ano passado, para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Boa parte das meninas é estudante, algumas secundaristas, outras universitárias. A proposta é comemorarmos o nosso dia de uma forma diferente, não só com passeatas, mas de uma maneira mais lúdica”, explicou a universitária Paula Fernandes, estudante de geografia.

“Este ano a gente comemora a diversidade, abordando a mulher no carnaval, que não seja pela exploração sexual. Discutimos a diversidade da homossexual, da negra, da trabalhadora. Na forma como a gente é tratada na rua, as pessoas se aproximam de você como se fosse um pedaço de carne. Mas nós não somos só parte figurante desse cenário. Mulher no carnaval não é só bunda e peito”, completou Paula Fernandes.

O bloco nasceu da proposta de levar a discussão sobre as mulheres para o espaço do carnaval, segundo a universitária Mariana Busch, estudante de direito. “É uma maneira divertida, porque o carnaval é uma festa popular, mas, ao mesmo tempo, você pode estar fazendo uma discussão, não de uma maneira chata e sim de uma forma leve, que consiga chegar no coração das pessoas”, disse.

O grupo preparou uma cartilha com 12 páginas para ser distribuída durante o desfile, trazendo textos para reflexão, poemas e informações úteis, como telefones e endereços de serviços de apoio à mulher. O e-mail do grupo é: conversademaria@gmail.com.

 

Edição: Aécio Amado