Simpatia É Quase Amor desfila pelas ruas de Ipanema

06/03/2011 - 17h32

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O Bloco Simpatia É Quase Amor desfila na tarde de hoje (6) em Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro. O bloco, que colaborou para a revitalização do carnaval de rua carioca nos últimos anos, tradicionalmente arrasta milhares de foliões no domingo de carnaval. As cores amarelo e lilás são a marca do Simpatia, que abusa das críticas bem-humoradas às políticas nacional e internacional.

Segundo Ary Miranda, um dos diretores do bloco, o Simpatia surgiu há 27 anos com uma proposta de reunir os amigos no carnaval. No primeiro desfile, em 1985, apenas 300 pessoas participaram da brincadeira.

“O Simpatia, junto com outros blocos, como o Barbas, contribuiu para dar essa dimensão que o carnaval de rua tem hoje. O Simpatia deu essa contribuição e continua dando, mas não tínhamos essa pretensão na época. A ideia inicial era fazer um bloco de amigos que tinham, em comum, frequentar a praia de Ipanema e a política, naquele momento na luta pelas Diretas Já. Mas era uma coisa despretensiosa”, disse Miranda.

O Simpatia É Quase Amor sempre desfila no sábado antes do carnaval e no domingo de carnaval. No último sábado (26) o bloco reuniu mais de 70 mil pessoas, segundo seus organizadores. O desfile, que dura três horas, começa na Praça General Osório e segue pela Avenida Vieira Souto, na orla da Praia de Ipanema.

O bloco canta seu próprio samba durante o início do desfile e, na última meia hora, começa a cantar marchinhas tradicionais de carnaval. “Fazemos um verdadeiro baile de carnaval”, disse Miranda.

Este ano, o Simpatia É Quase Amor saiu com um samba-enredo homenageando a praia onde sua história teve início e que até hoje é seu palco principal. De autoria de Mariozinho Lago, o samba-enredo tem como título Ipanema Está Tão Bela, Não Existe Nada Igual. Simpatia É Aquarela... Carnaval.

Edição: Andréa Quintiere