Primeiro dos aliados de Mubarak é levado a julgamento hoje no Egito

05/03/2011 - 14h56

Da BBC Brasil

 

Brasília – O primeiro dos aliados do ex-presidente do Egito Hosni Mubarak será julgado hoje (5) por denúncias de lavagem de dinheiro e apropriação de verbas pública. Habib El Adly foi ministro do Interior do Egito e acabou preso em meados de fevereiro, depois da renúncia de Mubarak. Adly nega as acusações de corrupção.

 

O ex-ministro também é acusado de determinar que forças de segurança egípcias atirassem contra os manifestantes na Praça Tahrir, o principal foco dos protestos contra Mubarak. Adly foi preso com outros ministros durante investigação sobre corrupção na antiga gestão do país.

 

Hoje Adly compareceu no tribunal vestido em roupas brancas, típicas de presidiários egípcios. A próxima audiência foi marcada para o dia 2 de abril porque a defesa do ex-ministro pediu mais tempo para analisar os autos do processo.

 

O julgamento ocorre em um subúrbio do Cairo e a área foi reforçada com tanques posicionados na entrada do local. Dezenas de pessoas se reuniram na porta do tribunal pedindo a pena de morte para Adly.

 

Um grupo de manifestantes gritava: ''O povo quer a execução do assassino''. Enquanto outros exibiam cartazes com ilustrações em que o ex-ministro era visto com uma forca em volta do pescoço.