Grupo de percussionistas organiza bloco de pandeiro no Rio

05/03/2011 - 15h09

Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Um grupo de cerca de 20 percussionistas organizou hoje (5) o bloco de pandeiro Tum Que Tá Tá, na Lapa, no centro do Rio. A maioria é formada por alunos da escola de percussão Maracatu do Brasil ou músicos, que marcam com o desfile o "ápice do curso".

"Esse é o maior incentivo para os alunos", explicou um dos organizadores, André Goffi.

O aprendiz de pandeiro Marcelo Teixeira, de 40 anos, diz que a principal atração do bloco são ritmos de maracatu e ciranda tocados ao som do instrumento .

"Nao é só choro e samba que dá para tocar no pandeiro. Esse é um instrumento que pode ser utilizado em várias situações da música brasileira. E é isso que o curso mostra", afirmou.

O músico Ranjan Ramchandani veio de Nova York para participar da apresentação. De férias no Brasil, ele disse que essa é uma experiência incrível. "Estou me divertindo muito no Brasil e principalmente tocando aqui", declarou.

O Tum que Tá Tá encerra o desfile na Rua do Passeio, em frente à Escola de Música da UFRJ, onde o Bloco Feitiço do Villa interpreta canções de Heitor Villa-Lobos em ritmo de samba.

Edição: Graça Adjuto