Com “carnaval sustentável”, São Luiz do Paraitinga busca preservação

05/03/2011 - 18h45

Vinicius Konchinski

Enviado Especial

 

São Luiz do Paraitinga – O carnaval de São Luiz do Paraitinga – um dos mais conhecidos do estado de São Paulo - passou por modificações neste ano para se tornar mais sustentável. A festa mudou de local e foi redimensionada para que não ameaçasse os prédios do centro histórico parcialmente destruídos por uma enchente no ano passado.

 

Neste ano, o carnaval foi levado para uma praça ao lado da rodoviária, onde foram montados o palco e quiosques e instalados dezenas de banheiros químicos.

 

O público da festa também foi reduzido para facilitar a segurança das pessoas e do patrimônio arquitetônico da cidade. Tradicionalmente, cerca de 50 mil turistas participavam dos quatro dias de folia em São Luiz do Paraitinga, a 182 quilômetros (km) de São Paulo. Isso é quase cinco vezes o número de habitantes do município. Já neste ano, são esperados na cidade 10 mil foliões.

 

“A proposta é fazer um carnaval sustentável, compatível com uma cidade que está em reconstrução”, disse a assessora de Planejamento de São Luiz do Paraitinga, Cristiane Bittencourt, uma das responsáveis pela revitalização da cidade após a enchente de 2010.

 

Segundo ela, neste ano a chuva, mesmo indesejada, acabou ajudando a reduzir o número de foliões na cidade. Nesta semana, o nível do Rio Paraitinga subiu novamente, encobriu ruas e acabou assustando alguns turistas que planejavam passar o carnaval em São Luiz.

 

No entanto, nem a chuva nem as mudanças diminuíram a animação dos foliões que compareceram ao retorno do carnaval luizense. Hoje (5), no segundo dia da festa, milhares de pessoas lotaram à avenida em frente à rodoviária, que faz parte do novo percurso dos blocos da cidade.

 

“Para mim, o carnaval está até melhor assim”, afirmou a atriz Francine Lobato. “Não tem tanta falta de respeito quanto tinha antes.”

 

A comerciante Sebastiana Aparecida de Oliveira acha que as mudanças foram ruins. Ela, que vende bebidas no centro da cidade, perdeu grande parte dos clientes do carnaval. Mesmo assim, ela apoiou as mudanças. “Antes, a cidade virava o caos.”

 

A prefeita de São Luiz do Paraitinga, Ana Lúcia Bilard, disse hoje que espera que no ano que vem, após as obras de revitalização dos prédios da cidade, o carnaval volte ao centro histórico. O projeto dela, porém, é manter a festa com menos pessoas para garantir a preservação do município.

 

Edição: João Carlos Rodrigues