Bloco no Rio tocará música clássica com arranjos de samba

05/03/2011 - 12h00

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Hoje, 5 de março, é, desde 2009, o Dia Nacional da Música Clássica, data escolhida por ser o dia de nascimento do maestro e compositor Heitor Villa-Lobos. Este ano, a data ocorre em um sábado de carnaval, o que motivou um grupo de músicos e amantes da música clássica a criar um novo bloco, um dos mais originais do carnaval carioca de 2011.

O Feitiço do Villa sai neste sábado, às 11 horas, em frente à Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Rua do Passeio, 98, próximo ao Largo da Lapa, no centro da capital. O bloco vai tocar música clássica com arranjos de samba, mas também tem seu próprio samba - Encantando de Alegria o Carnaval. Os autores são o compositor erudito Edino Krieger e seu filho, Edu Krieger, dedicado à música popular. O samba do bloco é a primeira parceria entre pai e filho.

Idealizado pela jornalista Heloisa Fischer, editora do guia Viva Música! e pelo maestro Carlos Prazeres, o Feitiço do Villa promete integrar tamborins aos violinos e levar os foliões a sambar ao som da Primavera, de Vivaldi, da Nona Sinfonia, de Beethoven, e da Pequena Serenata Noturna, de Mozart, entre outras composições eruditas. Os organizadores do Feitiço do Villa lembram que Villa-Lobos gostava muito de carnaval e chegou a criar um bloco de rua, o Sôdade do Cordão, em 1940.

Edição: Graça Adjuto