Operação Lei Seca vai atuar em blocos de Carnaval no Rio para educar foliões

04/03/2011 - 13h41

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Para alertar e educar os foliões durante o carnaval sobre os perigos da combinação álcool e direção, agentes da Operação Lei Seca estarão hoje (4) em dois blocos carnavalescos no Rio. Serão distribuídos panfletos educativos, adesivos e ventarolas, uma espécie de leque, com mensagens como "Nunca dirija depois de beber".

O trabalho será feito também por cadeirantes vítimas de acidentes de trânsito, que hoje se dedicam a mostrar à população os perigos da direção após o consumo de bebidas alcoólicas. Eles distribuirão panfletos com mensagens como "Eu também bebi e dirigi". De acordo com o coordenador da Operação Lei Seca, major Marco Andrade, a intenção é fazer com que as pessoas caiam na folia com responsabilidade.

“A Operação Lei Seca não é contra a alegria. Carnaval é uma época de alegria, é muito saudável, positiva, é uma característica do povo brasileiro. Nós não somos contra a bebida. A mensagem que a gente quer passar, e a gente precisa da adesão de fato da população, é que a combinação de álcool com direção não pode acontecer. As consequências disso são terríveis”, disse Andrade.

Desde março de 2009, mais de 397 mil motoristas já foram submetidos ao teste do bafômetro no estado do Rio. Cerca de 70 mil foram multados e 29 mil tiveram suas habilitações apreendidas. “Nós estamos buscando o aperfeiçoamento dos nossos processos constantemente. A gente pode dizer com orgulho que a Lei Seca faz parte do cotidiano do cidadão fluminense. Não à toa, o número de pessoas que morreram foi reduzido”, acrescentou o major.

Ao todo, 20 operações preventivas e educativas serão realizadas nos blocos de carnaval e no Sambódromo. Durante o carnaval também serão realizadas 35 operações de fiscalização em diversos pontos da cidade. Nesta sexta-feira (3), os agentes estarão no bloco Vem ni min que sou facinha, em Ipanema, e no Azeitona sem Caroço, no Leblon, ambos na zona sul.

Edição: Graça Adjuto