No Iraque, manifestantes se reúnem no centro de Bagdá em protesto contra o governo

04/03/2011 - 10h58

Da Agência Lusa

Brasília – Cerca de 200 manifestantes se concentraram hoje (4), no centro de Bagdá, capital do Iraque. Os manifestantes protestam contra a corrupção, de integrantes do governo, e reclamam da baixa qualidade dos serviços públicos. Apesar de as autoridades proibirem a circulação de veículos na capital, o protesto reuniu muitas pessoas.

"Somos iraquianos a reivindicar os nossos direitos mais básicos", disse Mohamed Ziad, um funcionário do Ministério das Finanças, de 40 anos. "O petróleo é para o povo e não para os ladrões", gritavam os manifestantes, além de "Maliki mentiroso", referindo-se ao primeiro-ministro Nouri al-Maliki.

As manifestações fazem parte de um movimento de contestação que segue a onda que predomina no Norte da África e em parte do Oriente Médio. No último dia 25, houve no Iraque o "Dia da Ira" em que se registraram protestos em 20 cidades, causando 16 mortos.

No centro da capital iraquiana, o tráfego rodoviário foi proibido desde a meia-noite de ontem (3). Isso fez com que as ruas e avenidas ficassem quase desertas, pois poucos automóveis circulam evitando pontos de controle das autoridades.